sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Dia 64 - Fim do Ciclo - Teste Lana

Faz quatro dias que não escrevo uma crónica, mas esta semana não tem sido facil, pois tenho que conciliar trabalho, familia e os treinos.
Mas com um pouco de esforço e dedicação tudo se faz.
Hoje termina o ciclo de uma semana de recuperação, este períodos é muito importantes na medida em que permite que o corpo assimile as cargas de treino das semanas anteriores, e ao mesmo tempo poder recuperar para mais um ciclo de três semanas, em que os treinos vão aumentando de intensidade e duração.
O proximo ciclo que vai começar do domingo, vai ser um ciclo muito importante e muito duro, porque tenho previsto participar em duas maratonas de 80 Km num espaço de 15 dias, e no final do mês de Março numa Ultra Maratona de 150 Km.
A participação em maratonas é muito importante neste processo de treino, porque serve para testar o meu estado de forma e ter a noção do que ainda preciso de evoluir nos próximos dois meses, data em que começa o Titan.
O treino de ontem foi mais um treino executado na minha garagem, antes de ir para o trabalho. O treino foi cerca de 1hora, com cadência alta e pouca intensidade.
Estes treinos são importantes, porque ajudam na recuperação e serve para o corpo se habituar a cadencias altas.
O Treino de hoje foi o Teste Lana, que tem como objectivo avaliar a minha evolução da preparação e porventura fazer ajustes nas minhas zonas de treino.
O teste inicia-se depois de um bom aquecimento, para evitar lesões. O teste consiste em pedalar durante 20 minutos a um ritmo forte e constante, no sentido de chegar ao fim esgotado. No final regista-se os dados da pulsação, velocidade, e Km percorridos.
Estes dados vão ser comparados com testes feitas anteriormente, para saber se será necessário fazer algum ajuste nas minhas zonas de treino.
Mais tarde irei colocar o grafico do treino das minhas pulsações, para verem a dureza do mesmo.
A atleta Paulo Quintans veterano em participações no Titan Desert, já lá vão 4, enviou-me o que será o equipamento que vai vestir para a prova.
Eu como achei o equipamento bastante bonito, também encomendei um para mim.

Irei voltar em princípio só no domingo, para vos contar como correu a minha participação na maratona do Cartaxo.

Sem comentários:

Enviar um comentário