A etapa estava prevista ser de 111 Km, mas devido a
tempestade de areia de ontem teria só 71 Km. O
acumulável seria de 381 metros.
O percurso foi praticamente rolante, apenas teve cerca de
4,5 Km de dunas no início.A noite não foi muito famosa, pois com o stress da prova só dormi cerca de 3 horas.
Como não tinha sono, acabei por me levantar bastante cedo, cerca das 05H45.
Foto da madrugada no deserto
Depois fui tomar o Pequeno-almoço, que foi constituído por pão com mel e água.
Foto do pequeno almoço.
Como me levantei cedo, acabei por conseguir ficar na primeira fila na box de partida, por isso devo ter ficado em muitas fotos da partida ao lado das vedetas.
Quando foi dado o tiro de partida, todos arrancaram muito depressa, e eu tentei não perder muito tempo para os primeiros, porque assim entraria nas dunas iniciais entre os primeiros, que podería ser muito importante neste tipo de terreno.
A passagem das dunas foi muito difícil, pois a areia é muito mole e as bikes enterravam-se muito, o que me obrigou a um grande esforço para percorrer os 4,5 Km.
Depois apareceram pistas muito rápidas, com muita pedra, mas onde se circulava em grupo muito rápido.
Nesta etapa aprendi três coisas.
1º Não se anda sozinho no deserto, porque se não morre-se cedo de cansaço. A melhor forma será andar em grupo, pois o esforço e muito menor e as velocidades são maiores.
2º Para tentar acompanhar o grupo que apanhei inicialmente, tive de fazer um grande esforço, e a certa altura comecei a ver oásis ao longe, mas nunca passei por eles, o que significa que já estava no meu limite, por isso tive de deixar o grupo em que vinha para tentar recuperar um pouco e apanhar um novo grupo que andasse um pouco mais devagar.
3º As pedras são tantas que não vale a pena tentar desviar, o melhor é seguir em frente e rezar para não ter um furos.
Esta etapa foi um cheirinho do que iría apanhar ao longo dos vários dias da prova, por isso fiquei com boas impressões, pois tinha-me aguentado mais ao menos bem.
No final da etapa, fui descansar para tentar recuperar o melhor possível para amanhã.
Por volta das 16H00 fui preparar a bike e a mochila com as coisas essenciais para dois dias, porque a etapa de amanhã, é a etapa maratona, ou seja, só regressamos ao acampamento depois do final da etapa nº 3.
Bike preparada para o dia seguinte.
Assim sendo vou ter de levar comigo, saco cama, roupa para dois dias, barras e géis para dois dias, alguma material suplemente para a bike, porque não vai haver assistência durante duas etapas e material de higiene pessoal.
Com tudo isto vou com a mochila grande completamente carregada.
Por volta das 19H00 fui jantar, e cometi o meu primeiro erro que me foi fatal para o resto da aventura. Eu tinha previsto só comer massa com atum, para evitar problemas gástricos, mas junto da massa estava uma travessa com frango cozido. Provei um pouco e achei que estava bom. E por isso acabei por jantar massa com frango.
Sala onde tomei o belo jantar.
Depois de assistir ao briefing fui-me deitar. Parecia que estava tudo bem, o pior foi o que aconteceu passado algum tempo. Começou a desgraça …..
Foto do brienfing.
Registo do treino do meu relogio <<Aqui>>
Link do filme para verem o resumo da etapa. <<Aqui>>
O resto da crónica continua amanhã.
Sem comentários:
Enviar um comentário