Hoje, não venho aqui falar de treinos, mas sim de um grupo de amigos que tem a mesma paixão, que é o BTT.
O clube BTTrupe surgiu, no ano de 2005, da carolice de algumas pessoas que vivem na aldeia do Pereiro, pertencente ao concelho de Mação, com o objectivo de praticarem BTT e ao mesmo tempo poder divulgar a sua aldeia nos vários passeios que realizam ao longo do país e também além fronteiras.
Por incrível que pareça, a aldeia do Pereiro está na história no ciclismo português desde 1982 (Já lá vão 30 anos), onde se realizou o 1º circuito do Pereiro.
Devido ao entusiasmo que a prova despertou junto da população, logo no ano seguinte a organização decidiu fazer uma aposta mais forte e, desta forma, puderem ver ciclistas como Marco Chagas, Joaquim Andrade e José Xavier passear a sua classe pelas estradas do concelho.
Depois, ininterruptamente durante 11 anos, as gentes de Mação e dos concelhos vizinhos viram passar junto a si nomes sonantes do ciclismo nacional: além dos já referidos, Venceslau Fernandes, Manuel Cunha, Jorge Silva, Serafim Vieira, Paulo Ferreira e muitos outros, em representação de equipas como o Sporting, a Sicasal, o Tavira, o Boavista, o Louletano e o Águias de Alpiarça, marcaram presença por uma ou mais vezes no Circuito do Pereiro.
E aquilo que de início era apenas um circuito disputado numa só etapa e basicamente no concelho de Mação, ganhou uma dimensão bem maior. Ao ponto da edição de 1987 ter sido disputada em 3 etapas e ter percorrido, entre outros, concelhos como Alpiarça, Salvaterra de Magos, Tomar, Entroncamento, Abrantes, Sardoal e Ferreira do Zêzere.
Com este Circuito, Mação conseguiu talvez como em nenhuma outra situação anterior, sair do anonimato e saltar para as páginas dos jornais nacionais e para os noticiários da rádio e da TV. Paralelamente, eram muitos os aficionados do ciclismo que nos visitavam, vindos um pouco de todo o país.
Por incrivel que pareça, alguns dos elementos deste clube, são filhos dos organizadores do 1º Circuito do Pereiro, caso da minha pessoa que tenho o privilégio de ter como sogro um desses pioneiros do ciclismo do Pereiro.
Espero poder conseguir levar tão longe o nome do Pereiro e do clube BTTrupe, como conseguiram os meus antepassados.
Foto da familia BTTrupe.
Foto da familia BTTrupe.
Foto do simbolo do clube BTTrupe
Sem comentários:
Enviar um comentário